As danças folclóricas são uma celebração vibrante da cultura e das tradições centenárias dos imigrantes alemães. Sendo uma das atrações já consagradas da Oktoberfest, elas são transmitidas de geração em geração nos grupos de dança e envolvem desde as crianças até idosos, e se caracterizam pelos trajes típicos coloridos, coreografias envolventes e músicas tradicionais que contagiam o público.
Nesta sexta-feira, 25, a 39ª Oktoberfest será palco de oito grupos de dança de Santa Cruz e região, que prometem trazer toda a energia e o encanto das tradições folclóricas alemãs. Ao todo, quase 200 dançarinos devem se apresentar entre o início da tarde até a noite, no palco do pórtico principal do Parque da Oktoberfest, trazendo à tona a rica herança cultural que se mistura com o espírito festivo da Oktoberfest. O evento, que iniciou dia 10 de outubro, se encerra neste domingo, 27, em Santa Cruz do Sul.
Atração internacional: O Grupo Ballet Ucraniano Tryzub, da Argentina, é originário da região de Misiones, uma área marcada pela forte colonização ucraniana. Formado por descendentes de imigrantes, o grupo mantém viva a tradição cultural ucraniana, que é parte essencial da identidade dessa comunidade. As apresentações do grupo são uma imersão nas danças folclóricas ucranianas, com coreografias que mesclam vigor, graça e movimentos característicos das danças de roda e acrobacias. “A dança ucraniana é considerada uma das mais bonitas do mundo na questão folclórica”, destaca um dos coordenadores de Cultura e Folclore da 39ª Oktoberfest, Mártin Goldmeyer.
Com trajes ricamente detalhados, inspirados nas vestimentas tradicionais da Ucrânia, o Grupo Tryzub expressa em cada performance a alegria e a paixão de seu povo. Na Festa da Alegria, a apresentação, a partir das 19h45, promete trazer uma conexão única entre Argentina, Ucrânia e Brasil, unindo culturas e celebrando a diversidade de um povo que mantém suas raízes vivas através da arte.
Fechado para Comentários.