Desde segunda-feira, 10 de novembro, estão abertas as inscrições para o Fundo Social da Sicredi Vale do Rio Pardo. Em mais um ciclo, a cooperativa apoiará ações, projetos e programas de interesse coletivo que impactam positivamente na vida das pessoas, comunidades e ecossistemas. Cada entidade poderá cadastrar um projeto, sendo os recursos limitados a R$ 10 mil por instituição. A estimativa é que o valor total seja de aproximadamente R$ 2 milhões. A inscrição deve ser feita no site https://www.sicredi.com.br/nacomunidade/fundosocial, até o dia 10 de janeiro de 2026.
Os projetos inscritos deverão estar alinhados a um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e dentro de temas como educação, cultura, esporte inclusivo, saúde, meio ambiente, segurança, inclusão social e desenvolvimento local. A descrição deve conter o propósito e/ou relevância dos objetivos e o impacto social positivo no público-alvo. Além disso, é necessário o envio de um vídeo de até 2 minutos, com apresentação da entidade, título do projeto, principal objetivo, qual o benefício para o público alvo e qual benefício irá gerar.
Sobre os critérios exigidos, as entidades devem ser pessoa jurídica sem fins lucrativos; CNPJ com pelo menos um ano; situação regular com os órgãos públicos; regularidade FGTS; inexistência de débitos na Justiça do Trabalho; ser associada à Sicredi Vale do Rio Pardo até 30 de junho do ano vigente; e estar adimplente junto à cooperativa. Além disso, elas devem pertencer aos municípios da área de atuação da Sicredi VRP (Vera Cruz, Venâncio Aires, Passo do Sobrado, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Rio Pardo, Herveiras, Vale Verde e General Câmara).
O coordenador de Cooperativismo e Sustentabilidade da Sicredi Vale do Rio Pardo, Marco Antonio da Rocha explica que o Fundo Social é composto por 2% das sobras líquidas da cooperativa, apuradas após cada exercício. “O Fundo Social é um apoio fundamental para tirar projetos importantes do papel ou expandir os existentes”, destaca o coordenador. Como presidente da instituição, Heitor Álvaro Petry convida as entidades a participarem da iniciativa. “Queremos ser o parceiro da sustentabilidade dos projetos que fazem a diferença na vida das pessoas, gerando benefícios diretos a pessoas ou ao meio em que vivem. Vamos juntos construir um mundo mais próspero”, salienta.
Após as inscrições ocorre a classificação dos projetos cadastrados, que seguem para avaliação do comitê com a posterior definição dos contemplados. A divulgação das entidades beneficiadas ocorrerá a partir do dia 15 de fevereiro de 2026, por meio da plataforma Sicredi na Comunidade, no site da Sicredi Vale do Rio Pardo e nas assembleias de núcleo. Os recursos aprovados deverão ser utilizados e prestado contas conforme as regras do Fundo Social. O regulamento está disponível em www.sicredi.com.br/nacomunidade/fundosocial.

Fechado para Comentários.