Centro Leste (RS) – Em mais uma iniciativa voltada ao desenvolvimento local, a Sicredi Centro Leste RS fechou parceria com a Prefeitura de Mariana Pimentel e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em um projeto de fomento ao turismo rural. A primeira etapa do programa, que foi a construção do Plano Municipal do Turismo, foi realizada pela prefeitura com auxílio do Sebrae ao longo de 2021. No início de fevereiro deste ano, o plano de ação e as estratégias foram concluídos e apresentados para as autoridades.
O Plano Municipal de Turismo apresenta um diagnóstico técnico das potencialidades, oportunidades e pontos a melhorar da região. De acordo com a consultora e responsável pelo estudo, Ivane Fávero, a região precisa explorar outras formas de arrecadação financeira. “É importante sensibilizar a comunidade local sobre o valor do município e a importância do turismo. É fundamental que todos entendam a relevância da atividade turística como forma de diversificar a matriz econômica do município”, destacou, no relatório de mais de 70 páginas.
Agora, a iniciativa entra na fase de implementação, onde a Sicredi e o Sebrae prestarão apoio financeiro aos empreendedores, com custeio de 90% feito pelas duas instituições e 10% pelos empreendedores rurais. Ao total, 35 empreendimentos de diferentes segmentos foram beneficiados pelo plano de turismo, dentre os itens e serviços que serão oferecidos estão produtos coloniais, cabanas, cachaçaria, restaurantes, hotéis, espaço para eventos, experiências em meio a natureza como trilha e cachoeiras, entre outros. Serão oito negócios de Mariana Pimentel, 17 de Sertão Santana e 10 de Sentinela do Sul.
Conforme o assistente de Programas Sociais do Sicredi Centro Leste RS, João Nogueira, a região tem grande potencial turístico para ser explorado. Além disso foi possível perceber uma mudança do consumidor em relação ao turismo, lacuna que é explorada na iniciativa. “Desde a pandemia percebemos que o pessoal tem buscado mais o turismo na natureza, saindo um pouco da cidade e dos tradicionais pontos turísticos, vemos um grande potencial para atrair turistas e potencializar a economia dos municípios”, destaca.
Fechado para Comentários.