Com uma diversificada programação e uma tradição que celebra 40 anos em 2025, a 40ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul atraiu uma multidão de visitantes no segundo período, de 16 a 19 de outubro. A festa, considerada a maior do gênero no Estado, teve seu primeiro período de 9 a 12, e encerra na próxima semana, de 23 a 26 de outubro, com a expectativa de atrair um público próximo de meio milhão de pessoas.
No sábado, 18, o Parque da Oktoberfest recebeu um grande público, que esteve prestigiando o show nacional com o cantor Leonardo, na Arena de Shows. O cantor, que esbanjou carisma e simpatia, empolgou o público com seus grandes sucessos como “Eu juro”, “Talismã” e “Não aprendi dizer adeus”. À tarde, o segundo desfile Heilige Oktober movimentou o centro da cidade.
No domingo, a Festa da Alegria lotou após a chegada do primeiro desfile temático, que percorreu a Rua Marechal Floriano e encerrou no Parque da Oktoberfest, com seus 5,6 mil figurantes e público espectador estimado em mais de 30 mil pessoas. “Foram dias de tempo bom e parque cheio, o que nos alegra e emociona, pela linda festa que estamos entregando à comunidade e visitantes de todas as regiões”, comemora o presidente da 40ª Oktoberfest, Mathias Bertram.
Cultura – O segundo período da Oktoberfest também enfatizou o enfoque cultural do evento, com destaque para a segunda etapa das Olimpíadas Rurais, realizada na noite de sexta-feira, e o Encontro de Sociedades, no sábado à tarde, ambos no Centro Cervejeiro. Organizada pela Liga de Integração de Futebol Amador (Lifasc), as Olimpíadas reuniram cerca de 300 competidores de 10 clubes (Aliança, Guarani, Linha Nova, Linha Santa Cruz, Rio Pardinho, São José de Monte Alverne, São José de Rincão do Sobrado, Pinheiral, João Alves e Juventude). As disputas ocorreram nas modalidades de bolão bola presa, Prova do Martelo e Corrida do Tamanco. A grande final está marcada para o próximo sábado, 25, a partir das 17h30, com provas de Serrar Lenha, Troca da Roda e Bolão de Mesa.
Já o Encontro de Sociedades reuniu cerca de 700 representantes de 60 sociedades de Damas e Cavalheiros de Santa Cruz do Sul e de municípios da região. Eles desfilaram com suas bandeiras pelo parque, acompanhados pelo presidente da 40ª Oktoberfest, Mathias Bertram, pelo vice-presidente, Gilberto Eidt, e pelos bonecos Fritz e Frida. No Centro Cervejeiro, ocorreu a solenidade de abertura e o baile de integração.
As apresentações de danças folclóricas também encantaram o público, com as diversas categorias dos grupos locais, do Centro Cultural 25 de Julho e Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz, além de entidades convidadas de Santa Maria, Lajeado, Estrela, Marques de Souza, Venâncio Aires, Vera Cruz e Nova Petrópolis. “Nossa festa é considerada uma vitrine para os grupos, pela visibilidade, relevância e enfoque cultural. Muitos já estão confirmando presença para 2026”, destaca um dos coordenadores de Cultura, Pedro Thessing.









Fechado para Comentários.