O tempo pode até passar, mas os laços formados nos corredores do Colégio Mauá seguem firmes, fortes e cheios de significado. É com esse espírito de reencontro e celebração que o tradicional Dia do Ex-Aluno será realizado no dia 13 de julho, reunindo gerações de formandos para reviver momentos, reencontrar amigos e reforçar o orgulho de ter feito parte da história da instituição.
Com uma programação pensada especialmente para acolher os ex-alunos, o evento terá homenagens às turmas jubilares, entre elas, formandos que celebram 25, 50 e até 55 anos de conclusão do ensino médio. A expectativa é de que o campus do Mauá se encha de risos, abraços e memórias compartilhadas. “Uma única certeza eu tenho sobre o dia 13 de julho: será um dia lindo, independente do tempo. Arrisco a dizer que será um dos mais bonitos do ano”, destaca o diretor do colégio, Nestor Raschen.
A organização do evento conta com o apoio da Associação dos Ex-Alunos e Amigos do Mauá, fortalecendo ainda mais o vínculo entre diferentes gerações que passaram pela escola. O presidente da associação, Erni Jandrey, esteve presente na reunião de planejamento, a fim de garantir que o encontro conte com o maior número de ex-alunos, tornando a data ainda mais especial.
As histórias que atravessam décadas são prova viva desse sentimento. Clarice Schuck, de 73 anos, formou-se em 1970 e volta ao colégio 55 anos depois. “Na época, não tivemos festa de formatura. Então esse reencontro é também uma forma de reviver o que não foi vivido. Trabalhei e estudei no Mauá, foram anos intensos e marcantes. Era, de fato, meu segundo lar”, conta emocionada.
Já a dupla Mariângela Feijó e Fany Caspary, que comemoram 50 anos de formatura, recorda os piqueniques à beira do riacho e a viagem da turma para Foz do Iguaçu e Vila Velha. A amizade entre elas ficou ainda mais forte depois de tantos anos. “A gente mantém encontros praticamente todos os anos. A turma se engajou depois do evento dos 25 anos e nunca mais parou. Esse tipo de iniciativa é muito especial, porque fortalece os vínculos criados na adolescência”, comenta Mariângela.
Para Samuel Ricardo Raschen, de 42 anos, formar-se no Mauá e hoje ser professor da escola é um ciclo completo. Ele comemora 25 anos de formado com a turma de 2000, da qual ainda mantém contato frequente. “É sempre especial reencontrar os colegas e lembrar das histórias. Um amigo da turma, que hoje mora na Suíça, vai voltar só para o evento. Isso mostra o quanto esse momento é importante para todos nós.”
A ligação de Samuel com o colégio vai além das lembranças como aluno e das experiências em sala de aula como professor, seus dois filhos também estudam no Mauá. Monique Bischoff Raschen, de 14 anos, cursa o nono ano, e Fernando Bischoff Raschen, de 11, está no sexto ano. “Sabemos da qualidade da escola, então com meus filhos não poderia ser diferente, estão aqui desde pequenos.” Samuel recorda feliz a ligação com o educandário. “Já são 29 anos de Mauá na minha vida, 15 como aluno e agora 14 como professor. É, literalmente, a minha segunda casa”, finalizou.
Programação: A programação inicia às 9h30 com recepção no Teatro Mauá, Rua Cristóvão Colombo, 366, seguida por homenagem aos ex-alunos e internos, às 10 horas, e visita às Unidades I e II da escola, às 11 horas. O almoço por adesão será servido às 12h15 no Salão Tênis Clube Santa Cruz , os ingressos custam R$60,00 por pessoa e estarão à venda de 3 de junho a 11 de julho de 2025. As compras podem ser feitas na recepção do Colégio Mauá ou via depósito bancário em nome da Sociedade Escolar de Santa Cruz – CNPJ 95.431.284/0001-87, no Banco do Brasil, agência: 0180-5, Conta Corrente: 3496-7, ou via PIX pela chave CNPJ 95.431.284/0001-87. O comprovante de pagamento deve ser enviado para o e-mail maua@maua.g12.br, acompanhado do ano de formatura.
Formandos de 2020: Como forma de reparar um capítulo que ficou suspenso durante a pandemia, os formandos de 2020 terão uma solenidade oficial no dia 12 de julho, véspera do Dia do Ex-Aluno. Na época, a formatura precisou ser cancelada devido às restrições da Covid-19. Além da cerimônia, os formandos também estão convidados a comemorar junto às demais turmas no dia 13 de julho.
“Esse momento vai ser muito simbólico para mim, porque ainda guardo muita saudade do colégio e tristeza por não termos vivido a formatura e outros momentos marcantes do terceirão, como os eventos que sempre me encantaram, jogos de integração, Dançarte, encontros de teatro. Vai ser um reencontro nostálgico, uma forma de relembrar o que vivemos e homenagear o que não pudemos viver. Ainda vejo muitos colegas, mas não todos, então acho que vai ser muito especial juntar novamente essa turma”, contou a ex-aluna Camyla Piel.
Fechado para Comentários.