Lideranças de entidades abordaram série de ações já realizadas e outras a serem desenvolvidas
Momentos antes da abertura oficial da Feira da Reconstrução, no fim da tarde desta quarta-feira, 3, profissionais do setor da construção civil já estavam reunidos no Auditório da Associação de Entidades Empresariais (Assemp) para um importante debate sobre as perspectivas e os desafios do mercado imobiliário e construtivo no Vale do Rio Pardo. A atividade, em formato de painel, contou com a participação do presidente da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner, do presidente em exercício do Conselho Regional de Corretores de Imóveis 3ª região (Creci-RS), Naor Eduardo da Silva Lagoas, da vice-presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) e coordenadora do Escritório Regional Vale do Rio Pardo, Giulia Tolotti; e do engenheiro civil e conselheiro do Crea-RS, Dorli Pereira da Silva. A mediação coube ao coordenador da 9ª Construarte e 10ª Multifeira, Leo Azeredo.
Giulia Tolotti abriu a conversa com o público. Ela destacou as ações rápidas e práticas desenvolvidas por empresas que integram o Sinduscon durante a catástrofe climática que assolou o Rio Grande do Sul. “Precisamos cada vez mais qualificar mercado, incentivar a inovação, a qualidade técnica e fazer com que a construção atue dentro dos parâmetros que garantem a qualidade e promova o desenvolvimento das cidades. É a indústria da construção que viabiliza que grandes estruturas existam e a gente não pode deixar que a opinião pública esqueça o quão importante é o setor”, frisou.
Naor Eduardo da Silva Lagoas trouxe uma perspectiva sobre as tendências do mercado imobiliário e o papel crucial dos corretores de imóveis. Ele enfatizou a importância da profissionalização e da ética na atuação dos corretores, destacando as iniciativas do Creci-RS para capacitar e regulamentar a profissão. Sobre as enchentes, Lagoas mostrou iniciativas de apoio a corretores que tiveram imobiliárias diretamente atingidas. “Conseguimos dar um apoio a essa parte da construção civil e impedir que estagnasse o mercado. Tivemos o Creci Solidário e no SOS Corretor pudemos quantificar o número de colegas atingidos e pleitear ao Conselho Federal o abono ou remissão de anuidades, dentre outras iniciativas”, frisou. Ele encerrou dizendo: “O mercado imobiliário será a mola propulsora desse novo momento da economia”.
Dorli Pereira da Silva, engenheiro civil e conselheiro do Crea-RS, ressaltou a campanha “Reconstruir RS”, idealizada pela entidade e que visa apoiar a recuperação do Estado após a recente tragédia climática. “Estamos mobilizando esforços para fornecer suporte técnico e especializado na reconstrução das áreas afetadas, garantindo que as novas construções sejam cada vez mais resilientes e seguras. A reconstrução do Rio Grande do Sul passa pela reconstrução da casa de cada indivíduo”, pontuou.
Já Ivonei Pioner destacou a importância do varejo na construção civil. Segundo Pioner, a Federação Varejista tem investido em programas de capacitação e concessão de crédito, visando estar ao lado do setor no atual cenário. Ele também mostrou o papel da entidade na arrecadação de doações para os desabrigados e medidas de auxílio a empresários atingidos. “Vamos reconstruir o Rio Grande do Sul dando as mãos. Estamos à disposição para ajudar nessa luta e cobrando o Governo Federal com relação a impostos, por exemplo, algo ligado à mão de obra, dentre outras ações”, destacou.
Tem mais amanhã – A 9ª Construarte e 10ª Multifeira – a Feira da Reconstrução -, segue até domingo, 7 de julho, no Parque da Oktoberfest, com entrada franca. Com uma ampla exposição de imóveis à venda e uma vasta gama de produtos da construção civil, o evento também promete uma série de palestras importantes para os profissionais do setor. Nesta quinta-feira, 4, serão quatro palestras programadas. Às 10h30, Marcos Decésaro, superintendente executivo de habitação da Caixa Econômica Federal, abrirá o ciclo de palestras do dia com o tema “Novidades na Habitação da Caixa”.
À tarde, Fernando Henrique Schneider, da Trevisan Concretos, discutirá “Construindo para o Futuro: Avaliando a Longevidade do Concreto. Logo em seguida, Claudio Teitelbaum, presidente do Sinduscon-RS, vice-presidente eleito da Fiergs e associado honorário do Instituto de Estudos Empresariais, falará sobre “A Importância do Associativismo Empresarial no Desenvolvimento”. O dia de palestras será encerrado com a apresentação de Henrique Kuhn, profissional da Dale Carnegie, às 19 horas. Kuhn abordará o tema “Como Vender Todos os Dias: Mentalidade, Confiança e Gestão”.
Fechado para Comentários.