Se a 39ª Oktoberfest é reconhecida regionalmente por ser a festa que marca a retomada, nada mais justo do que valorizar ainda mais a agricultura familiar, setor fortemente castigado pelas enchentes de maio em todo o Estado. E como parte dessa valorização maior aos produtores, foi oficialmente inaugurada na tarde desta sexta-feira, 11, a 3ª edição da Feira da Agricultura Familiar. O evento contou com a presença de autoridades, entre elas, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, convidados e imprensa.
Durante a cerimônia de abertura, Covatti enalteceu a importância de fortalecer a conexão entre o campo e os centros urbanos por meio da agricultura familiar. “A agricultura familiar é a base do nosso desenvolvimento rural. Ela garante não apenas a produção de alimentos de qualidade, mas também a permanência das famílias no campo, o que é vital para o equilíbrio socioeconômico das nossas cidades. Parabéns a Oktoberfest por valorizar o setor. Que siga crescendo a festa e que junto sempre leve a agricultura familiar”, afirmou o secretário.
Em 2024, o espaço, já consolidado na Oktoberfest, chega à sua terceira edição com a participação de 40 produtores, em um espaço mais amplo e confortável tanto para o público quanto para os expositores. Desses, 30 estão ligados diretamente à agroindústria, enquanto os outros 10 são responsáveis por apresentar floriculturas, artesanatos rurais e sementes crioulas. A estrutura fica situada entre a Arena de Shows e o Ginásio Poliesportivo, no Parque da Oktoberfest.
Carlos Correa da Rosa, coordenador da Agricultura Familiar na 39ª Oktoberfest, ressaltou a relevância da feira dentro da programação da Oktoberfest e a oportunidade de crescimento para os produtores rurais. “A cada ano, estamos expandindo e trazendo mais inovação. Este ano, temos novidades como o suco com a polpa de butiá, doce de leite com coco, geleia de bacon com chope, salame de búfalo e uma cachaça comemorativa dos 200 anos da imigração alemã. Esses produtos mostram a diversidade e a qualidade da nossa produção rural”, destacou Correa.
Fechado para Comentários.