Durante 12 dias, Santa Cruz do Sul reviveu as memórias e celebrou as tradições herdadas dos colonizadores alemães para festejar os 40 anos da Oktoberfest, considerada a maior festa alemã do Rio Grande do Sul. Os últimos quatro dias do evento, encerrado neste domingo, 26 de outubro, registraram o maior público desta edição. Desta forma, os eventos, organizados pela Associação de Entidades Empresariais (Assemp) com apoio do Município de Santa Cruz e realizados de 9 a 12, 16 a 19 e 23 a 26 de outubro, devem superar o público visitante de 2024, no parque e na cidade. “Durante a semana vamos contabilizar os acessos e os números gerais, mas o público histórico do desfile noturno na sexta-feira e o movimento de sábado, com o último desfile festivo e show nacional que lotou a Arena, nos deixaram muito felizes e agradecidos pela grande festa que proporcionamos à comunidade e aos visitantes”, destacou o presidente da 40ª Oktoberfest, Mathias Bertram.
A última etapa da 40ª Oktoberfest iniciou na quinta-feira com atividades do Dia da Inclusão. À noite, o destaque ficou por conta do Encontro de Corais na Comunidade Evangélica e da vitória do Ceisc União Corinthians na estreia no Novo Basquete Brasil (NBB), em partida disputada no Ginásio Poliesportivo Arnão, que deu acesso aos 4,2 mil torcedores ao parque após jogo. “Foi uma experiência incrível, unindo duas paixões dos santa-cruzenses, o basquete e a Oktoberfest”, comemorou o presidente da Festa da Alegria.
Na sexta-feira, 24, com entrada gratuita das 14 às 21 horas, uma noite histórica para a 40ª Oktoberfest, com a realização de um grande desfile temático noturno (transferido do primeiro domingo, 12, em virtude do tempo). Com a presença de 6 mil figurantes e 10 alegorias, o evento celebrou os 40 anos da Oktoberfest em grande estilo, com carros iluminados e milhares de pessoas que lotaram as calçadas da Rua Marechal Floriano e depois o Parque da Oktoberfest. “A alegria e a animação dos figurantes, a beleza e grandiosidade dos carros alegóricos e excelente participação e interação do público, foram a marca registrada dos dois desfiles temáticos realizados”, destaca o vice-presidente e coordenador de Desfiles, Gilberto Luís Eidt.
Sábado – Com temperatura elevada, o movimento do último sábado da 40ª Oktoberfest iniciou cedo. Durante a tarde, ocorreu o terceiro desfile festivo Heilige Oktober, com a presença de milhares de pessoas, que se concentraram junto à fábrica da Heilige, e depois saíram em caminhada pelas ruas centrais até o Parque da Oktoberfest. No Parque, o destaque foram as apresentações de danças folclóricas em diversos palcos, com mais de 440 dançarinos dos grupos locais e regionais, com destaque para o Grupo de Danças de Estrela, com 180 componentes.
No fim da tarde, a grande final das Olimpíadas Rurais movimentou o Centro Cervejeiro, com disputas de bolão de mesa, serrar lenha e troca de roda. Após as rodadas finais, os grandes vencedores da competição (realizada nos três sábados da festa) foram anunciados pela Liga de Integração do Futebol Amador (Lifasc). Na classificação geral final, o primeiro lugar ficou com a equipe de Rio Pardinho, seguido de Aliança (2º), Juventude (3º), São José de Monte Alverne (4º) e João Alves (5º).
Mas o maior público do sábado foi registrado durante a noite, quando milhares de pessoas estiveram prestigiando a festa e a Arena de Shows, com os shows nacionais da dupla Israel & Rodolffo e do grupo Menos é Mais. Com abertura do cantor santa-cruzense John Endres, as apresentações iniciaram às 23 horas, com sucessos sertanejos de todos os tempos e até clássicos da música gaúcha na voz dos carismáticos Israel & Rodolffo, e seguiram até a madrugada no ritmo do pagode do grupo brasiliense Menos é Mais, fechando com um coral de milhares de vozes do sucesso P do Pecado.
O último dia da Festa da Alegria iniciou com o cancelamento do terceiro desfile temático em virtude da instabilidade do clima e com a abertura dos portões do Parque da Oktoberfest às 10 horas, com gratuidade até 12h59. O dia nublado, mas de temperatura agradável, contribuiu para que muitos figurantes do desfile, comunidade e visitantes de diversas regiões do Estado visitassem o último dia do evento. No parque, prestigiaram as atrações culturais, com destaque para os grupos de dança e para a Orquestra Som da Fonte, do Centro de Formação Divina Providência, de Encruzilhada do Sul, que se apresentou no início da tarde junto ao palco do Pórtico e chamou atenção pela performance e talentos dos jovens músicos.
Um show de atrações – A programação da 40ª Oktoberfest manteve a base da receita de sucesso das edições anteriores, unido cultura, farta gastronomia e diversão, com o objetivo de celebrar os 40 anos da festa e proporcionar momentos de integração, alegria e diversão a todos os visitantes. Entre as atrações, destaque para a diversificada programação cultural, que diferencia a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul com relação às demais festas do gênero realizadas no Estado e no País. De acordo com a Coordenação de Cultura da 40ª Oktoberfest, foram aproximadamente 1.300 dançarinos, que participaram de 90 apresentações de danças folclóricas, representantes de 50 grupos diferentes de Santa Cruz do Sul e diversos municípios do Estado. Além disso, o evento promoveu Encontro de Corais Adulto e Infantil, Encontro de Sociedades, Olimpíadas Rurais, Oficinas de Jogos Germânicos, e muito mais. Nos palcos, foram mais de 480 horas de música, em cinco palcos, com 172 atrações.










Fechado para Comentários.