O Comitê Jovem, programa sistêmico oferecido pela Fundação Sicredi, tem como objetivo estimular o cooperativismo e a liderança por meio de ações de desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens. Na Sicredi Vale do Rio Pardo, a iniciativa está em fase de desenvolvimento para iniciar no ano que vem, mas já colhe os primeiros resultados práticos. Na semana passada, a cooperativa acompanhou cinco egressas do Programa Cooperativas Escolares no Demoday Presencial, em Porto Alegre. Elas apresentaram quatro projetos de impacto positivo nas comunidades e Bruna Tais Fischer, 18 anos, ficou em segundo lugar com o projeto Educa Jovem, com oficinas de educação financeira de jovens para jovens.
Com esta colocação, Bruna também recebeu uma premiação e mentoria do Impact Hub São Paulo. O projeto poderá ser inscrito no programa internacional Wycup 2025 e apresentado em outro país. “Fico muito feliz em ver o projeto ganhando destaque e reconhecimento. Como jovem, acredito que posso fazer a diferença, pois aprendi por experiência própria a importância da educação financeira no início da vida profissional. Saber que hoje posso ajudar ainda mais jovens que estão passando por algo que já vivenciei me traz a sensação de estar no caminho certo, realizando meu propósito como ser humano”, ressaltou a jovem, que é egressa da Cooperativa Escolar Brotando da Terra, da Emef Guararapes, de Sinimbu. Atualmente, ela é colaboradora da Sicredi Vale do Rio Pardo e estudante de Administração.
O Demoday é a parte final do Módulo de Exploração e Prototipagem de Projetos e Mentorias do Comitê Jovem, uma formação empreendedora promovida pela Fundação Sicredi em parceria com o Impact Hub São Paulo. Além do encontro presencial, também ocorreu o Demoday On-line. A iniciativa contou com a participação de jovens ligados ao Comitê Jovem de várias Cooperativas de Crédito do Sicredi. Ao todo, foram apresentados 46 projetos, avaliados por bancas multidisciplinares, representadas por jurados do Sicredi e do mercado. Os três projetos que mais se destacaram nos dois formatos tiveram premiação simbólica.
Conforme a assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Vale do Rio Pardo, Glaucia Cabral de Moraes, foram dois meses de participação aos sábados para chegar até a final. Durante o processo, as jovens desenvolveram os projetos com orientação de mentores especialistas. “As egressas se destacaram com desenvoltura e apresentação. É muito gratificante olhar e ver o quanto essas meninas evoluíram, muito disso faz parte delas terem participado do Programa Cooperativas Escolares, que amplia as oportunidades de aprendizado e permite vivenciar valores e princípios do cooperativismo. São vidas transformadas pelo cooperativismo”, destacou Glaucia.
Educa Jovem – O Educa Jovem nasceu da percepção da insegurança dos jovens em controlar as finanças. Pensando em um futuro diferente, o projeto oferece oficinas de educação financeira de jovens para jovens, com o intuito de entender sobre os gastos, reserva financeira e a importância do tema. Até o momento, quatro oficinas foram realizadas com alunos do Senac Santa Cruz e do Instituto Crescer Legal, com a participação de mais de 100 jovens, entre 14 e 18 anos, que estão se preparando para o mercado de trabalho. Além desta iniciativa apoiada pela Sicredi Vale do Rio Pardo, foram apresentados os projetos Conectude, da Eduarda Helena Becker e Giovana Elisa Blank; Conexão Prateada, da Heloíza Dettenborn; e O Sucesso Vem do Planejamento, da Milena Taís Scherer.
Fechado para Comentários.