O Colégio Mauá marcou presença na 7ª Copa Integração de Ginástica Rítmica, realizada no último sábado, 5 de julho, na Sogipa, em Porto Alegre. O evento, tradicional no calendário esportivo da instituição, reuniu 490 ginastas de 11 equipes, vindas de diversas cidades gaúchas como Santa Cruz do Sul, Torres, Santiago, Rio Grande, Pelotas e a capital. A delegação do Mauá contou com 59 alunas, sob o comando do técnico Rafael Luz e das auxiliares técnicas Thaís Cremonese, Melissa Forgiarini e Isadora Baierle.
A Copa Integração é voltada à iniciação em competições, permitindo que as atletas se apresentem em diferentes níveis e categorias. Todas as ginastas do Mauá passaram de nível, evidenciando o comprometimento, a evolução técnica e o espírito de equipe que marcam a trajetória da ginástica rítmica no educandário. Para muitas alunas, foi a estreia em competições, para outras, mais um passo na construção de um legado que une gerações.
Mais do que medalhas ou notas, o grande destaque da participação do Mauá foi a vivência do seu próprio conceito institucional. “Representar nossa instituição num evento oficial é uma honra e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade. Algumas ginastas estavam estreando, outras tinham o desafio de seguir o legado da ginástica rítmica nas quadras. É sobre ver um sonho real que honra o passado e inspira o futuro”, destacou o técnico Rafael Luz.
Essa conexão entre passado, presente e futuro também esteve representada na equipe técnica. Melissa Forgiarini, campeã nacional e ex-aluna da escola, participou de sua primeira competição como auxiliar técnica. “Sou muito grata aos técnicos Rafael Luz e Bruna Martins pela confiança depositada em mim. Até o ano passado eu era atleta da instituição, e este ano pude vivenciar uma nova experiência ao lado do meu ex-treinador e agora colega de equipe. Foi lindo acompanhar de perto todo o esforço, dedicação e brilho das meninas em quadra”, comentou emocionada.
Outro exemplo dessa trajetória que se transforma é Isadora Baierle, aluna do Mauá e jovem aprendiz da equipe. Ex-atleta com destaque em competições estaduais e sul-brasileiras, ela participou do evento atuando pela primeira vez como apoio técnico, reforçando o papel inspirador que exerce entre as colegas mais novas. “Estar com minhas ex-ginastas que agora são treinadoras e referências para as novas gerações é a própria essência do Colégio Mauá. No evento, estavam ao meu lado Melissa Forgiarini, nossa campeã nacional, e Isadora Baierle, medalhista sul-brasileira, além da professora Thaís Cremonese. Um time de ouro”, reforça Rafael Luz.
A participação do Colégio Mauá na Copa Integração reflete, na prática, o compromisso da instituição com a formação contínua de seus alunos. “Em seus 155 anos de história, o Mauá valoriza o desenvolvimento de talentos e reforça o papel da escola como espaço de construção de sonhos e de oportunidades que se renovam a cada geração”, destacou o diretor Geral do Mauá, Nestor Raschen.
Fechado para Comentários.