A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Sul realizou na noite desta terça-feira, 11, sua Assembleia Geral Ordinária para eleição da Diretoria, Conselho Fiscal e Conselho de Ética que conduzirão a entidade no triênio 2026/2028. A chapa única foi aprovada pelos sócios efetivos na sede da CDL e tem como presidente o empresário Gilberto Luís Eidt – até então, vice-presidente – e como vice-presidente a empresária Reni Terezinha Markus, da Metta Papelaria.
A nova diretoria eleita também será composta pelos empresários de Ricardo Fernando Bartz (1º Diretor Financeiro), Leandro Rogério Vernier (2º Diretor Financeiro), Gustavo Lopes Bastos (1º Diretor Secretário), Willian Steffens (2º Diretor Secretário) e Adilson Schuenke (Diretor de Serviços SPC). As composições do Conselho Fiscal e do Conselho de Ética foram igualmente definidas e homologadas em assembleia. Para o Conselho Fiscal foram eleitos Romeu Schneider, Cristiane Delai e Jacob Braun, tendo como suplentes Sidnei Soder, Heitor Álvaro Petry e Carlos Köhler. Integram o Conselho de Ética, Romeu Schneider Sidnei Soder e Cristiane Delai, e como suplentes Heitor Álvaro Petry, Carlos Köhler e Jacob Braun.
O empresário Gilberto Eidt assume a entidade num cenário desafiador para o varejo. “É um grande desafio, porque o comércio não vive seu melhor momento, mas vamos trabalhar com otimismo, garra e dedicação”, afirmou. Ele destacou que o objetivo central é manter a entidade sólida e saudável, preservando avanços construídos nos últimos ciclos. Ele integra a diretoria da CDL há cerca de nove anos e também já atuou junto à diretoria da CACIS, em Sinimbu.
Ao reconhecer o trabalho realizado pelo atual presidente, Ricardo Fernando Bartz, que assume o cargo de 1º Diretor Financeiro, Eidt registrou que o fortalecimento do SPC Brasil na base de serviços foi decisivo para a sustentabilidade da CDL. “O SPC é hoje nossa principal fonte de receita. Houve um trabalho intenso de qualificação e relacionamento para chegar a esse patamar”, destacou.
Entre as diretrizes anunciadas, o presidente adiantou que pretende ampliar a relevância do SPC e implementar um novo produto ligado ao sistema, já apresentado à Federação Varejista do RS e em fase de aprovação. “Há um projeto em andamento que gostaríamos de trazer não só para Santa Cruz, mas para todo o Estado, com o apoio da Federação”, sinalizou, sem antecipar detalhes operacionais antes da validação institucional.
A escolha de Reni Terezinha Markus para a vice-presidência carrega, segundo Eidt, um propósito estratégico e simbólico. “A tradição é que o vice suceda o presidente. Quero que, daqui a três anos, tenhamos a primeira mulher na presidência da CDL”, salientou, ao enaltecer a composição que busca valorizar a liderança feminina no movimento lojista. Ele observou que a entidade mantém um ambiente de consenso. “Desde que participo, não tivemos disputa entre chapas”, disse, salientando que isso tem contribuído para a estabilidade e a continuidade de projetos.
Sobre a relação com a Federação Varejista do RS, Eidt antecipou que a CDL seguirá próxima e alinhada à agenda estadual. “Nossa relação com a Federação é ótima e será ainda mais próxima. A relevância da Federação para a entidade é central. Com ela, queremos trazer novos produtos e serviços para Santa Cruz”, pontuou. O presidente eleito também reforçou que a diretoria trabalhará com otimismo e foco em resultados, mantendo o diálogo com associados e o alinhamento técnico nas áreas de serviços, crédito e informação, pilares do sistema CDL.
Com a eleição concluída, a nova gestão passa a organizar o processo de transição administrativa, alinhando as ações de relacionamento com o associado e a agenda institucional junto a parceiros públicos e privados. A posse festiva da nova diretoria – que assume oficialmente a partir de 1º de janeiro de 2026 – está marcada para 28 de novembro, durante jantar no restaurante do Hotel Águas Claras Higienópolis.

Fechado para Comentários.