Criada com intuito de representar o sentimento de saudade e nostalgia das tradições e dos bons momentos vividos, a Cuca Auf Wiedersehen, da Padaria Pritsch, é a grande vencedora do 16º Concurso da Melhor Cuca de Santa Cruz do Sul. Em segundo lugar, ficou a Cuca Traubenkuchen, da Lisaruth, e em terceiro lugar, a Cuca Fortaleza, da Connfeipão. O anúncio oficial do trio gastronômico foi realizado nesta terça-feira,4, durante o Lançamento da 24ª Festa da Cucas na Hbier Public House. O público poderá apreciar os sabores na Festa, que ocorre nos dias 21, 22 e 23 de junho, no Parque da Oktoberfest, com realização do Município de Santa Cruz do Sul e do Grupo RBS e patrocínio da Moinho do Nordeste, Unisc, Supermercados Imec, Cervejaria Hbier e Grupo Diersmann.
A Cuca Auf Wiedersehen tem recheio de milchcreme – creme de leite, com gemas e leite condensado – , creme de laranja, nozes crocantes e streusel. A inspiração para a cuca salientou os de sabores tradicionais, como o milchcreme, sobremesa comum na mesa dos imigrantes, o creme com laranja, que oferece um contraponto cítrico, o crocante de nozes, que remete às belas nogueiras de Cachoeira do Sul. O objetivo da receita é aquecer o coração das pessoas com um sabor que recorda lembranças do passado.
Já a Cuca Traubenkuchen, que ficou em segundo lugar, conta com um recheio de uva, canela e noz moscada. O conceito busca valorizar a história, a tradição e, principalmente, o sabor. A terceira colocada, a Cuca Fortaleza, é feita com raspas de limão, leite condensado e creme de leite. A receita mistura a tradição com uma pitada de modernidade, evidenciando o preparo dos povos antigos e os sabores da atualidade.
Concurso contou com 11 padarias participantes
As representantes foram escolhidas durante o 16º Concurso da Melhor Cuca de Santa Cruz do Sul, que foi realizado na última quarta-feira, 29, no Laboratório Gastronômico do Curso de Gastronomia da Unisc. As 11 padarias participantes foram: Santa Delícias, Dalila, Cucas Gressler, Docemania, Lisaruth, Panisul, Nutryce, Pães da Santinha, Cucas da Rosana, Connfeipão e Pritsch. Os critérios de avaliação do concurso foram: apresentação, sabor, origem, criatividade, aplicabilidade e conceito.
A difícil missão de julgar as iguarias apresentadas ficou por conta da comissão avaliadora, composta pela personal chef, coordenadora e docente do Curso de Gastronomia do SENAC, Cátia Leal, pela chef de cozinha e proprietária do Gastrô para eventos, Júlia Carvalho, pela professora do Curso de Gastronomia da Unisc, Luciana Cassaboni e pela jornalista e repórter da RBS TV Santa Cruz do Sul, Michelle Pértile.
Cucas do Bem: A Festa das Cucas também contará com a ação beneficente Cucas do Bem, que desde 2017, destina parte do lucro da comercialização das cucas produzidas pelas padarias participantes do evento, para o Hospital Santa Cruz (HSC). Neste ano, o Dia D da Cuca do Bem será neste sábado, 8, das 9 às 17 horas, na Praça Getúlio Vargas. Serão comercializados diferentes sabores de cuca, com valor de R$15 cada.
Programação: Durante a solenidade de lançamento da Festa das Cucas, ocorreu a divulgação da programação do evento. Além das deliciosas cucas, os visitantes encontrarão na festa diversas atividades para curtir nos três dias. Os destaques ficam para a Feira Comercial, com mais de 20 expositores, Feira de Artesanato, com 30 expositores, parque de diversões, dois palcos que terão mais de 25 horas de atrações musicais, Feira de Agroindústria Familiar, e muito mais. Saiba mais em: www.festadascucas.com.br
Fechado para Comentários.