A programação da 40ª Oktoberfest e Feirasul 2025 – cuja segunda etapa inicia nesta quinta e segue até o domingo, 19 – reserva para a noite desta quinta-feira, 16, um momento de fé, integração e resgate cultural. O tradicional Culto Ecumênico terá início às 19h30, no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest. A celebração religiosa vai ser conduzida pelo bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, Dom Itacir Brassiani, e contará com os pastores Edemar Fuhrmann, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), e do pastor Samuel Gausmann, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
De acordo com um dos coordenadores de Cultura da Festa da Alegria, Mártin Goldmeyer, além do momento de oração, haverá a união dos grupos Vozes do Anchieta, de Vera Cruz, e do Coral Jovem Santo Inácio, que entoarão quatro hinos no idioma alemão. “Será um momento de oração, celebração e de agradecimento pelos 40 anos da Oktoberfest”, frisa o coordenador. Sob a regência de Celso Sehnem, os corais vão somar cerca de 40 jovens cantores, com idades entre 6 e 14 anos, e apresentar as canções Mein Herz ist Klein, Der Herr Segne Dich, Hallelujah e ainda Du Grosser Gott.
Para o pastor Edemar Fuhrmann, a importância desse evento reside no foco da celebração das memórias e tradições, como pede o tema da 40ª Oktoberfest: Reviva as memórias, Celebre as tradições. “A religião faz parte exatamente disso. São nossas memórias, lembranças, a fé que foi trazida pelos imigrantes que vieram e trouxeram na mala o esforço, o trabalho, a honestidade. Mas junto trouxeram também o Hinário, a Bíblia, o Devocionário, para fazer da vida religiosa, da educação para a fé, parte da sua vida no novo mundo, nas novas terras. O trabalho, a alegria e a fé, esse trinômio, sempre fez parte da cultura, da tradição e das memórias do povo alemão aqui na região em Santa Cruz, especialmente. Então por isso que nós celebramos esse culto, essa celebração ecumênica”, destaca.
O Culto Ecumênico, segundo o pastor Edemar, não apenas respeita e honra essa herança de fé e vida dos antepassados, mas também agradece a Deus pela história, por tudo aquilo que foi conquistado e olha para futuro. “É o momento que pedimos que Deus continue abençoando nossa cidade, nossa região, para que o nosso povo continue sendo próspero, trabalhador, e também continue alegre e feliz, mas que também possa sempre honrar e valorizar a fé no coração”, completou.

Fechado para Comentários.