No dia 30 de outubro, a Associação Comunitária Pró Amparo ao Menor (Copame), de Santa Cruz do Sul, celebra seus 40 anos de fundação. Para marcar essa data de forma especial, a entidade lançou, esta semana, um selo comemorativo, alusivo ao 40º aniversário. O selo, acompanhado do slogan “40 anos de muito amor”, destaca a trajetória de dedicação e compromisso da instituição com a proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
A arte, desenvolvida pelo designer gráfico Cristiano Schindler, é carregada de significados especiais: o balão representa o zero, adornado com um coração no centro, simbolizando a leveza e a alegria que a instituição proporciona na vida de cada criança e adolescente acolhidos. O balão suspenso no ar também denota o vento da esperança, sendo um lembrete constante do compromisso da Copame em espalhar o amor e carinho ao longo dessas quatro décadas. “Estamos muito felizes em compartilhar este momento com a comunidade, que tanto nos auxiliou nestes quarenta anos. Que a entidade possa seguir cumprindo o seu papel e fazendo a diferença na vida de crianças e adolescentes”, enfatiza o presidente da instituição, Ademar Nicolau Thomas.
Atuação – Desde a sua criação até o fim de 2023, a COPAME realizou 2.132 acolhimentos, e auxiliou na adoção de 343 crianças e adolescentes. Atualmente, a associação acolhe 46 crianças, adolescentes e jovens, de zero a 18 anos, que têm a oportunidade de participar de atividades que promovem integração e aprendizado nas mais diversas áreas como saúde, lazer, esportes, alimentação, profissionalização, entre outros. “Além disso, incluímos os acolhidos na prática de yoga, escolinha de futebol, escola de música e dança, academia, patinação, oficinas de gastronomia e de leitura, e preparação e inserção no mercado de trabalho”, completa o presidente.
História – A Copame foi fundada em 30 de outubro de 1984 como uma resposta da comunidade às necessidades das crianças em situação de vulnerabilidade. Originalmente, a entidade era conhecida como Comissão Comunitária Pró-Amparo ao Menor e operava em uma sede com estrutura física precária. A fundação contou com a liderança de um Comissário de Menores, além do apoio essencial de Clubes de Serviços e vários segmentos da comunidade.
Com o passar dos anos, a entidade passou por diversas transformações, tanto na estrutura física quanto em sua organização interna. Em 1989, uma reformulação do estatuto foi realizada, resultando na mudança da razão social para a atual denominação, embora o nome fantasia COPAME tenha sido mantido. No fim de 1990, a entidade mudou-se para o seu endereço atual, consolidando-se como uma importante referência no amparo e proteção de menores, sempre com o compromisso de oferecer melhores condições e atendimento aos assistidos.
Jantar – Um grande jantar festivo, aberto à comunidade, vai marcar a comemoração dos 40 anos da Copame, dia 31 de outubro, às 20h30, no Salão da Comunidade Evangélica Centro. A comercialização dos ingressos, a cargo de patronesses, deve iniciar nos próximos dias. “Será o momento de celebrar e agradecer a todos que ajudaram e seguem contribuindo com a Copame”, frisa a vice-presidente, Fatima Gilvandra Rodrigues.
Fechado para Comentários.