Um dos eventos mais tradicionais do esporte escolar da rede sinodal terá como palco principal o Colégio Mauá. Entre os dias 2 e 4 de outubro, o educandário santa-cruzense sediará a 58ª Olimpíada Nacional das Escolas da Rede Sinodal (Onase). A Onase, que ocorre desde 1954, tem como objetivo fomentar a prática esportiva e a integração entre os estudantes da Rede Sinodal de Educação.
Nesta edição, ao todo, 316 alunos de 17 escolas da região sul do Brasil estarão envolvidos em competições de atletismo e xadrez. Os estudantes disputarão provas em diferentes categorias. O atletismo contará com provas nas categorias sub-14, sub-16 e sub-19, enquanto o xadrez será disputado nas categorias sub-16 e sub-19. Além dos estudantes, 36 professores acompanharão as delegações, vindas de 12 escolas do Rio Grande do Sul, quatro de Santa Catarina e uma do Paraná.
A cerimônia de abertura ocorrerá no dia 2 de outubro, às 20h, no ginásio do Colégio Mauá. As delegações serão recepcionadas no mesmo dia, entre 14h e 16h. As competições de atletismo iniciarão no dia 3 de outubro, com provas das 8h às 12h, e o xadrez começará no mesmo dia, das 9h30 às 11h30. As finais das modalidades ocorrerão no dia 4 de outubro, marcando o encerramento do evento. As provas de atletismo serão realizadas na pista da escola, enquanto as disputas de xadrez acontecerão no ginásio.
Conforme o diretor do Colégio Mauá, Nestor Raschen, a Onase é um símbolo da valorização do esporte como ferramenta de educação, sendo assim um grande momento para a escola sediar a edição 2024. “É uma honra sediar a Onase em sua 58ª edição. Acreditamos no poder transformador do esporte, que não apenas promove a saúde e o bem-estar, mas também ensina valores como disciplina, trabalho em equipe e respeito. Estamos ansiosos para receber os alunos e professores, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos os participantes”, destaca.
Fechado para Comentários.