Secretário de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, destacou a importância da atualização por parte de profissionais e empresas
As tendências inovadoras da construção civil, com destaque para as novas tecnologias que estão transformando o setor, pautaram a segunda edição do Ciclo de Palestras do Sinduscon-RS. Realizado na noite desta terça-feira, 1º, no Aquarius Hotel, o evento contou com o know-how do engenheiro civil e secretário de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho. Durante a fala, Luiz Carlos enfatizou que o ritmo acelerado do desenvolvimento tecnológico exige adaptação rápida, especialmente no setor da construção civil.
Com uma vasta experiência em engenharia civil e desenvolvimento de novos materiais, o profissional da área compartilhou como sua trajetória no Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais o aproximou das inovações tecnológicas. “Minha raiz é engenheiro civil e eu trabalhei muitos anos justamente no desenvolvimento de novos materiais, novas tecnologias. Agora, como secretário, estou tendo a possibilidade de ajudar a fomentar o desenvolvimento de tecnologias que possam ser utilizadas para melhorar as cidades”, disse.
O palestrante apresentou uma visão de futuro onde tecnologias como virtualização, digitalização, uso de soluções mobile e cloud devem se espalhar por todo o setor, incluindo empresas do interior. Ele ressaltou que, embora algumas inovações ainda estejam em fase de expansão, elas serão fundamentais para garantir competitividade no mercado. “As empresas que acabam sendo mais capazes de se adaptar, de incorporar e fazer uso dessas tecnologias acabam se diferenciando em termos de performance no mercado”, alertou.
O século das cidades – Além de discutir as tendências mais atuais, como o uso de novas tecnologias e a adoção de práticas mais sustentáveis, Luiz Carlos explorou os “futuros possíveis” do setor. Ele apontou que nem todas as inovações alcançarão o sucesso esperado, mas destacou a importância de monitorar esses cenários para evitar que empresas e cidades fiquem para trás em tempos de mudanças rápidas.
Após abordar as inovações tecnológicas, o secretário destacou a crescente importância das cidades no século 21. “Estamos vivendo o “século das cidades”, onde as estatísticas indicam que até 80% da população mundial está ou estará vivendo em áreas urbanas,” destacou. Para Luiz, durante muito tempo, a engenharia e a arquitetura estiveram focadas apenas na construção das edificações, mas o desafio agora é integrar essas estruturas com o tecido urbano de forma mais harmoniosa e sustentável. “A infraestrutura verde e azul, que se refere à natureza e aos recursos hídricos, precisa ser compatível com a infraestrutura cinza, que são nossos edifícios e vias asfaltadas”, afirmou.
Avaliação – A vice-presidente do Sinduscon-RS e coordenadora do Escritório Regional Vale do Rio Pardo, Giulia Tolotti, fez uma avaliação positiva da palestra, destacando a relevância dos assuntos trazidos. “Foi uma oportunidade extremamente enriquecedora para todos os presentes. A visão ampla que o palestrante trouxe sobre inovação e sustentabilidade é essencial para o desenvolvimento da construção civil, especialmente em um momento em que o setor precisa se alinhar às demandas globais por cidades mais inteligentes e sustentáveis. A integração entre as tecnologias e o tecido urbano, como ele destacou, é um caminho que devemos seguir para garantir a qualidade de vida nas cidades do futuro”, afirmou Giulia.
Coordenado pela engenheira civil Caroline Rodrigues, o Ciclo de Palestras do Sinduscon terá o terceiro encontro no mês de novembro. Na ocasião, a especialista em marketing imobiliário, CEO e diretora de Experiências da Urbanoria Marketing Imobiliário, Rafaela Valente Malufe, trará para o debate a pauta o tema: Além do Convencional: Estratégias Criativas no Mundo do Marketing Imobiliário.
Fechado para Comentários.